PAINÉIS DE COMANDOS ELÉTRICOS, ONDE PODE SER USADO?

O painel de comando pode ser usado em diversos tipos de aplicação, tais como para partidas diretas de motores, partidas com soft starters, partidas com inversores de frequência, painéis de máquinas, automação com CLPs, entre outros.



painel de comando é caracterizado por possuir botões ou dispositivos que acionam equipamentos, geralmente através de contatores e relés

Painel de comando elétrico de bombas. Este tipo de quadro é utilizado para acionamento de bombas de recalque, bombas de incêndio, entre outros.
Lembrando que no quadro de bombas de incêndio não deve-se utilizar relé térmico e seu contato auxiliar não deve estar presente no comando elétrico deste quadro, isso por exigências do Corpo de Bombeiros, pois em uma situação de sinistro no qual a temperatura é elevada, caso exista uma proteção térmica, é comum que a mesma atue em função da temperatura, mas para estes casos, a Bomba de incêndio não pode parar até que se for o caso queime.
Painel de comando elétrico para partida com soft starter. Este tipo de quadro é recomendado para partidas de motores de grande potência, uma vez que a função do soft starter e suavizar a partida do motor, ou seja, diminuir o pico de corrente no momento em que o motor está saindo da inércia, preservando toda a instalação elétrica e equipamentos a ela ligados.
Painel de comando elétrico para partida com inversor de frequência. Este tipo de quadro é recomendado para quadros de motores ou bombas onde se deseja fazer o controle da velocidade de operação. Através do inversor de frequência é possível fazer esse controle e estabelecer rampas de aceleração e desaceleração dos motores. Comumente é aplicado em máquinas operatrizes, ventiladores, bombas de enchimento, etc.
Painel de comando elétrico com utilização de Controlador Lógico Programável (CLP). Este é um tipo de painel um pouco mais sofisticado por possuir um equipamento de controle. O CLP possibilita fazer a automação de diversos sistemas que podem ser facilmente alterados apenas mudando a programação contida dentro da memória deste equipamento. Assim como os outros, este painel também possui comando e os dispositivos desse comando são ligados nas entradas do CLP. As suas saídas são responsáveis por fazer o acionamento dos equipamentos.

Para saber mais sobre Painéis de Comandos Emplac, entre em contato com nossos vendedores pelo telefone (14) 3471-3079.

            

Comentários

Postagens mais visitadas