SAIBA COMO FUNCIONA UM AUTOTRANSFORMADOR

Tenho um eletrônico 127 Volts, viajei e a tensão é 220 Volts. E agora?

No Brasil, as tensões podem variar de uma determinada região para outra, ou até mesmo de cidades vizinhas, o que dificulta e muito ligar um aparelho elétrico. 127 Volts ou 220 Volts? Nos dias atuais, não podemos nos dar ao luxo de ter um equipamento para cada tipo de tensão. Um simples Autotransformador pode resolver este problema.

Nenhuma mulher gostaria de viajar e não usar seu secador de cabelo, por exemplo. Seria terrível, inclusive para os homens, não? Kkk.

Como o nome já diz, ele é AUTO, ou seja, transforma a tensão automaticamente de acordo com sua “tensão de entrada”. Seu funcionamento é simples, através de sua bobina interna e campo magnético realizado por lâminas metálicas o Autotransformador transforma a tensão. Quando a entrada for 127 Volts a saída será 220 Volts. Quando a entrada for 220 Volts a saída será 127 Volts.

Tipos de tensões existentes, 110V, 127V ou 220V.
No Brasil existem apenas dois tipos de tensões elétricas, 127 Volts ou 220 Volts. Mas e a 110 Volts? Explicaremos abaixo.

Muitas pessoas se confundem quando o assunto é a tensão. Por teoria, tensão elétrica é responsável por levar os elétrons através dos condutores (fios) para o aparelho, e a corrente é a responsável por fazê-lo funcionar. A relação entre tensão e corrente é a potência, isso mesmo, a potência do seu produto é calculada de acordo com diversos outros fatores.

Atualmente no Brasil, existem as tensões 127 volts e 220 volts, dependendo da concessionária responsável pela distribuição da sua cidade.

A confusão acontece quando o assunto é 110. A tensão de 110V já existiu. Quando o sistema elétrico começou as ser implantado no Brasil, foram adotados dois valores de tensão: o 110V (padrão americano) e o 220V (padrão europeu). Hoje, todas as concessionárias padronizaram as tensões 127V e 220V, extinguindo assim o famoso 110V.

Alguns aparelhos só existem na tensão 220V, isso acontece, pois estes precisam de maior potência para seu funcionamento, e na tensão 220V a corrente seria menor, assim, diminuindo os condutores e o tamanho proporcional do aparelho, é o caso do tão amado ar condicionado.

O que acontece se eu ligar meu aparelho na tensão errada?
“Muita calma nessa hora”, se ligarmos um aparelho que é 127V na tomada 220V, provavelmente ele irá queimar devido à alta tensão que ele vai receber. O caso inverso é menos problemático, se ligarmos o aparelho 220V na tomada 127V o aparelho pode apenas não funcionar ou ter seu funcionamento comprometido momentaneamente, voltando ao normal com sua tensão correta.

A dica é: nunca ligar nenhum aparelho eletrônico com a sua tensão nominal errada, sempre ficar atento em viagens ou mudanças, para no fim, não ter a dor de cabeça de queimar seu eletrônico.

Fique atento para liga-lo corretamente, é fácil e simples:

Fique atento a potência de seu produto antes de adquirir seu Autotransformador e fique tranquilo para comprar aquele produto com a tensão que desejar.


            

Comentários

Postagens mais visitadas